CURSOS OFERECIDOS PELA FUNDAÇÃO BRADESCO
A Escola Virtual da Fundação Bradesco organiza cursos gratuitos on-line em várias áreas do conhecimento. O NAP selecionou para você os cursos voltados para a área de educação, incluindo educação inclusiva. Todos os cursos emitem certificado aos participantes.
Acesse o site e conheça todos os cursos oferecidos pela Fundação Bradesco: https://www.ev.org.br/areas-de-interesse
Educação Inclusiva - 20 horas
Neste curso, você vai conhecer conceitos e princípios que permeiam a educação inclusiva e entender como ela se relaciona com a educação especial. Vamos explorar o percurso legislativo brasileiro sobre educação inclusiva desde seu início, além dos atuais marcos legais. Esta será uma boa oportunidade para você refletir sobre os paradigmas da educação inclusiva e atribuir um novo sentido à sua prática pedagógica, com recursos, estratégias e atividades. Para que você trabalhe com os alunos dentro dessa perspectiva, será essencial também compreender aspectos relativos ao planejamento e à avaliação. Seu comprometimento e sua participação são muito importantes. Organize sua rotina de estudos e aproveite o curso!
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Conceitos de Aprendizagem Criativa - 6 horas
Esse curso tem como objetivo apresentar os conceitos básicos relacionados a essa abordagem pedagógica, além de mostrar as formas como ela pode ser utilizada na promoção de processos mais criativos de ensino e aprendizados mais relevantes para os alunos. O curso começa explorando as Metodologias Ativas e o Ensino Mão na Massa, que estão intimamente ligados à Aprendizagem Criativa. Além de abordar conceitualmente esses tópicos, vamos entender como eles podem ser desenvolvidos nas atividades escolares.
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Design Thinking para Educadores - 20 horas
O objetivo deste curso é apresentar aos educadores a abordagem do design thinking, considerando seu contexto e relevância e as possibilidades de uso na educação. O conteúdo está organizado em quatro módulos, contendo vídeos, ilustrações, infográficos e exemplos práticos. Inicialmente, o conteúdo traz uma abordagem sobre a importância da educação como um direito; o conceito e a origem do termo design thinking e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que podem ser desenvolvidas com o uso da abordagem do design thinking na educação.
Na fase da Descoberta e Interpretação são abordadas a importância da definição de um desafio para o processo de design thinking, o uso do Mapa da Empatia e de recursos visuais gráficos para destacar as informações relevantes que apareceram no decorrer do trabalho. Durante a fase de Ideação e Experimentação o foco está na importância da colaboração, cocriação e do feedback no processo de design thinking. Também é o momento de estudar as possibilidades de protótipos, o que torna esta fase bem lúdica! No módulo final, são apresentadas algumas experiências educacionais com o uso do design thinking pelo Brasil e, também, um passo a passo bem resumido para quem deseja realizar um processo de design thinking em sala de aula.